UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

BONS PINTAGÓIS COMO?

2 participantes

Ir para baixo

BONS PINTAGÓIS COMO? Empty BONS PINTAGÓIS COMO?

Mensagem por chanes Qui 29 Jul 2010, 9:07 pm

Da mesma forma que quando criamos canários queremos tirar ótimos filhotes o desejo também é o mesmo no que se diz respeito a pintagol.

Como age um bom criador de canários para ter tal resultado? Ele observa seu plantel e escolhe o pareamento com os "tops" que por lá tenha.

O mesmo acontece na criação de pintagol, não se pode jogar aquele pintassilguinho que é bonzinho de corrida com aquela fêmeazinha de canária que estava jogada por lá, numa gaiola e ver se cria.

Tem que se escolher em excelente pintassilgo, em todos os quesitos, porte, coloração, máscara, patas bem oxidadas, exímio cantor e em excelente estado de sáude, e colocá-lo com uma bela fêmea de canário que seja proviniente de boa genética e que seja um standart de sua categoria.
Pode-se ter a certeza que os filhotes serão bons, pois o que se busca neste cruzamento?
Algo melhor que os pais!

Esta semana tive estudanto demais este assunto e vi uma boa matéria a respeito da hibridagem dos Sicalis flaveola, entre algumas de suas subespécies peruana, venezuelana, brasiliensis e pelzenis. E num destes foi observado constantes insucessos na qualidade dos híbridos, a culpa foi atribuída a uma das subespécies no caso aqui um cruzamento entre os brasiliensis X peruana, a peruana. Porém por meio de estudos se concluiu que os individuos usados, não eram os melhores da espécie, e na busca de melhores e feito novamente o cruzamento os resultados foram o que se esperava, um belo híbrido que fazia a diferença nas rodas de fibras.

Isto muda e muito os conceitos, se queremos hibridar, não deveremos deixar individuos de genética duvidosa para tal, e sim colocar os melhores que pudermos dispor para tal. É muito importante se ter conhecimento até mesmo das gerações passadas, infelizmente coisa impossível se tratando dos Carduelis, mas não em anos futuros.

Talvez(isto é uma afirmação minha) seja aí o segredo de se ter maior percentual destes férteis.

Um grande abraço
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

BONS PINTAGÓIS COMO? Empty Re: BONS PINTAGÓIS COMO?

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Sex 30 Jul 2010, 9:19 am

Concordo com vc Chanes! Todos os criadores de pintagóis que eu já conheci, após os machos estarem cantando bem, acabam por ser vendidos. Até hoje não conheci nenhum criador que tenha ficado com suas crias por alguns anos, para se fazer experiências, anotações, e ver com certeza qual a porcentagem dos híbridos férteis.

Se os amantes dos híbridos começarem a fazer suas anotações hoje, daqui a alguns anos terão uma base de estudos para poder saber qual o caminho certo a percorrer!
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

BONS PINTAGÓIS COMO? Empty Re: BONS PINTAGÓIS COMO?

Mensagem por Convidad Sex 30 Jul 2010, 11:47 am

Adonis,
sua afirmação está correta, porém a grande maioria dos criadores de híbridos o fazem no intuíto de venda mesmo, tentando colocar uma ave diferenciada e com isso valorizar um pouco mais.
Abraços
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

BONS PINTAGÓIS COMO? Empty Re: BONS PINTAGÓIS COMO?

Mensagem por chanes Sex 30 Jul 2010, 5:29 pm

Adonis e Peruzzo, acertada a afirmação de vocês. Hoje se cria pintagol para vender e só se interessam pelo canto, caso raro é os de tarin que se preocupam em tirá-los o mais vermelho possível.

Esta mentalidade não irá mudar tão rapidamente, porém o importante é nós que gostamos de hibridar começar a mudar. Anotações são importantíssimas, porém para se ter um base correta, são 7 anos, e aí a paciência e o comprometimento tem que ser muito disciplinado.

As canárias que tenho para hibridação são todas provienientes de criadores de canários de cor e toda com anilhas da FOB, isto pode não dizer nada, mas escolhi a dedo, sem mencionar que as queria para tirar hibridos, foram me mostradas como melhores filhotes de seus plantéis. E o mesmo conceito precisa ser aplicado na hora da escolha do pintassilgo.

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

BONS PINTAGÓIS COMO? Empty Re: BONS PINTAGÓIS COMO?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos