Híbridos na natureza!!!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Híbridos na natureza!!!

Mensagem por chanes em Sab 11 Ago 2012, 9:07 am

Olá Nação,


Um assunto que levanta polêmica sempre, é proibido ou não o é proibido!!!

Porém para sabermos a respeito de híbridos temos que entender se isto é algo natural ou algo que foi imposto pelo homem em sua eterna curiosidade de coisas novas e com a facilidade da manipulação em cativeiro!!!

É comprovado e documentado 895 hibridações na natureza, acredita-se hoje que ocorram em média 1/10 hibridações na natureza de todas as espécies de pássaros!

O nosso papagaio ele hibrida também entre eles nas espécies diferentes que se tem no país, por ano há 10% de casos de hibridação destes na natureza!

Na Europa se tem documentado com dados concretos nada mais do que 121 hibridações de 167 espécies compreendidas no seu gênero.

O próprio Charles Darwin no seu famoso livro "As Origens das Espécies", da destaque a hibridação em pelo menos um capítulo desta obra, lá lamenta o fato de muitos serem inférteis!!

A hibridação é algo muito antigo remonta-se ao século XV na cidade de Cádiz na Espanha os primeiros relatos de híbridos!

No Brasil por exemplo a hibridação do gênero Carduelis é algo muito comum, entre as 3 subespécies de magellanicus e ainda com a espécie yarrelli, fora relatos de Emberizideos que se hibridam constantemente nas matas brasileiras!!

Mas o problema aqui no Brasil quando se fala em híbridos foi sempre o fato de fazer um pássaro melhor cantor, os criadores mais antigos poucos tinha a visão da importância desta técnica no melhoramento genético de canários por exemplo ou fixação de novas mutações!

Todos aqui sabemos que o fator vermelho e a mutação ônix são originárias de F1s de tarins!

A forma irresponsável como alguns a praticaram nos últimos anos, com relação principalmente ao destino das fêmeas fez que muitos de organismos do governo ou de ongs olhassem com de forma incorreta do que é um híbrido!

Não podemos negar e temos que sempre afirmar que há necessidade da hibridação para fins ornitófilos é necessária, este é o comentário mais apropriado para definição do que é a hibridação e sua finalidade:

"Espécie em uma comunidade reprodutiva constituída por um conjunto de organismos capazes de cruzar-se entre eles, dando origem a uma prole similar a dos progenitores e, por sua vez fecundos" Massimo Natale (LOS HÍBRIDOS, pág 12).


Por isto creio eu que se na natureza é algo comum e anualmente praticado pelas mais diversas espécies de pássaros ou outros animais, não acredito que meia dúzia de pessoas desinformadas possam ter o direito de proibirem sem caráter técnico, com explicações embasadas e seriamente discutidas!

Deste modo acredito eu que jamais os híbridos com pássaros de fauna exótica e canários será proibida, estariam tolhendo de nós uma prática que ocorre desde o século XV ou seja já há mais de 600 anos na Europa, aonde sabemos que se tem pesquisadores, biologos, ornitologos, médicos veterinários e outros profissionais com muito mais gabarito e respeito!!

E quando digo isto falo me embasando no seguinte contexto para julgar aqueles que querem colocar imposições ideológicas ao caso, a Universidade de São Paulo, reconhecidamente com a melhor Universidade da América do Sul, sequer tem um prêmio expressivo no exterior ou um prêmio Nobel de ciências, fato que até nossos hermanos argentinos já os tem há muito tempo!

Ideologia fica nas cadeiras das universidades, fora dela o que ocorre é a verdade nua e crua de como funciona as coisas, e jamais negar aquilo que acontece naturalmente!!!

Abraços


avatar
chanes
XERIFE

Idade : 48
Localização : São Roque SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Híbridos na natureza!!!

Mensagem por Elaudir Werner Böttcher em Sab 11 Ago 2012, 1:03 pm

É verdade Chanes, temos muita gente falando do que não tem dominio, por isso, algumas leis exdruxulas que temos por ai.

No caso da ornitologia, a grande maioria que faz essas leis ou trabalha no Ibama, devem ser pessoas frustadas na vida, e por isso ditam leis sobre suas talvez frustações.

Quem sabe seria bom montar um dossie, onde você poderia dar endereços, sugestões de literatura, etc.. e passar para essas pessoas, assim quem sabe, eles pudessem em algum momento de lucidez, abrir os olhos e verem que devem mudar.

É um sonho, mas esse ainda não tem imposto.
avatar
Elaudir Werner Böttcher
Membro

Idade : 49
Localização : Bom Jesus - RS
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Híbridos na natureza!!!

Mensagem por CANARIL CAMPANATTI em Sab 11 Ago 2012, 10:40 pm

Leis esdrúxulas existem, mas o que sempre me assalta a mente Elaudir é o que de fato a bancada de apoio aos criadores de aves tem feito junto ao legislativo federal - Congresso Nacional (criação das leis) ou à autarquia federal - ibama (em relação às INs).

Há anos vejo eles percorrendo clubes, torneios, angariando votos e a situação só piorou a meu ver. Lembro-me que tive de interromper casais de coleirinhas por falta de anilha.

É hora de (re)pensarmos em nossa força e na 'força' da bancada ecopassar....

Basta ver q a fonte secou que dão um jeito de melhorar as coisas.

A hibridação é um dos exemplos, como proibir um fato natural?
avatar
CANARIL CAMPANATTI
Membro

Idade : 36
Localização : São José do Rio Preto
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Híbridos na natureza!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum