UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hibridos de Silvestrim

+4
cesarwenceslau
chanes
Anderson Refundini2
Eduardo Leal
8 participantes

Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Eduardo Leal Dom 30 Dez 2012, 11:42 pm

Olá caros colegas hibridistas e afins,

Conforme prometido segue algumas fotos dos Silvestrins e os respectivos hibridos que estou trabalhando:

Um macho de Silvstrim com uma femea de Yarelli:
https://plus.google.com/u/0/photos/112187938794034794702/albums/5669275910603604721/5756552140237102786?authkey=CNK_0sSqhNPurwE
Depois de varias perdas consegui salvar esta filhote:
https://plus.google.com/u/0/photos/112187938794034794702/albums/5669275910603604721/5779859446463701634?authkey=CNK_0sSqhNPurwE
Que depois da muda de adulto ficou desta forma:
https://plus.google.com/u/0/photos/112187938794034794702/albums/5669275910603604721/5827916807523553938?authkey=CNK_0sSqhNPurwE

Também tem uma femea de Silvestrim ja com a mutação diluida, a qual esta no meio do macho de Silvestrim e da Hibrida de Yarelli:
https://plus.google.com/u/0/photos/112187938794034794702/albums/5669275910603604721/5827916810806300210?authkey=CNK_0sSqhNPurwE

Hibridos de Silvestrim DSC03266
Hibridos de Silvestrim DSC03375
Hibridos de Silvestrim Sem+t%C3%ADtulo5
Hibridos de Silvestrim Sem+t%C3%ADtulo4

Espero que tenham gostado, principalmente aqueles que ja tiveram o prazer de ter e criar os Carduelis Barbata e suas subespécies como o Silvestrim.

Quando tiver mais novidades postarei.


Att,


Eduardo A. Leal




Última edição por CRIADOURO MARTIN em Qua 02 Jan 2013, 7:54 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Fotos editadas para melhor visualização do tópico.)
Eduardo Leal
Eduardo Leal
Membro

Idade : 50
Localização : São Paulo
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Anderson Refundini2 Dom 30 Dez 2012, 11:50 pm

parbns,eduardo ficaro xiki por demais hen...coisa linda parbns mesmo e boas crias..

só me responde uma coisa vc axa que atraves deste cruzamento dá pra se fixa a cor prata nos magelanicos ou yarrelli,pois notei pela foto que a femea ficou bem cinza,me desculpa se estiver dizendo besteira.

abrç..feliz 2013
Anderson Refundini2
Anderson Refundini2
Novo

Idade : 44
Localização : Jundiai-sp
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Eduardo Leal Seg 31 Dez 2012, 11:59 am

Anderson,

Não sei ao certo, mas acredito que sim pq as fêmeas são cinzas. O que estou buscando na verdade é um passaro mais proximo do Carduelis Spinus pois este parece um Barbata porem do tamanho de um Yarelli.
Abs,

Eduardo Leal
Eduardo Leal
Eduardo Leal
Membro

Idade : 50
Localização : São Paulo
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Anderson Refundini2 Seg 31 Dez 2012, 12:46 pm

Eduardo, foi a primeira coisa que me veio a mente.creio que este cruzamento seria uma excelente maneira de se tentar fixar tal cor nos nossos carduelis,fico na curiosidade e torço pra vc conseguir um machinho neste padrao da femea.

abrç..feliz 2013
Anderson Refundini2
Anderson Refundini2
Novo

Idade : 44
Localização : Jundiai-sp
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por chanes Ter 01 Jan 2013, 1:22 pm

Olá Eduardo,


Gostaria de ver mais eles adultos, pois eu mesmo tinha híbridos de silvestrin com magellanicus magellanica que se entrar no facebook tu verás as fotos, outro ponto é que o Gilberto de Piracicaba já tem híbridos destes com magellanicus, yarrellis e mutação pío, inclusive vi os filhotes dele este ano, o César também tem coisa diferente e boa!!!

Outro ponto o Spinus Silvestrin não é uma subespécie do Carduelis barbata, ele tem nomeclatura científica de Carduelis spp ou seja os ornitólogos que trabalham no estudo deste pintassilgos ainda não chegaram a um conclusão e os meus amigos criadores argentinos o tem como um espécie e não uma subespécie do barbata!!!

Nos fóruns espanhóis e inclusive o próprio fórum do Carduelisur do Paco Pi, tratam-o como uma espécie e nada dele tendo alguma coisa haver com o C.barbata, isto é coisa de uns vendedores clandestinos que inventaram aqui no Brasil que ele seria uma subespécie!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Eduardo Leal Ter 01 Jan 2013, 10:32 pm

Chanes,


Qualquer pessoa que cria ambas espécies, como eu, perceberá que trata-se de uma subespécie do Barbata ou talvez até o Barbata seja uma do Silvestrim. Mas isto só repara quem cria as aves pq pode observar a semelhança de canto, aparência de filhotes, comportamento reprodutivo e etc.
Obviamente que um forum de Europeus que estão a milhares de quilometros da zona de ocorrência destas espécies e não as criam ou conhecem profundamente estes Carduelis Sulamericanos possuem alguns critérios empíricos em minha opinião. Sem levar que os próprios argentinos também não os criam muito bem ainda.
Enfim, prefiro continuar criando e estudando estes Carduelis relegados a segundo plano e estabelecer, ou tentar pelo menos, uma metodologia de criação que realmente contribua no estudo da espécie em critérios mais práticos.
Abs,

Eduardo Leal
Eduardo Leal
Eduardo Leal
Membro

Idade : 50
Localização : São Paulo
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por cesarwenceslau Ter 01 Jan 2013, 11:25 pm

Amigos,

ressalto que nem sempre aparência externa ou comportamento semelhantes indicam que são duas "populações" pertencem a mesma espécie ou são espécies distintas. Atualmente, com os recentes avanços das técnicas de Biologia molecular, várias subespécies estão sendo desmembradas por se tratarem de aves bastante distintas, e outras espécies que eram consideradas distantes estão sendo estudadas para agrupamento. Também está havendo muita discussão sobre classificação taxonômica, vários nomes estão sendo alterados, várias espécies estão sendo realocadas em outros gêneros, espécies sendo renomeadas, etc.

O mais importante é manter e reproduzir ambas as espécies ou subespécies em estado puro, sem hibridação, e tentar obter a maior quantidade de indivíduos puros e de informações sobre ambas. Vale lembrar que exemplos de aves que eram importadas e que ninguém conseguiu manter é imensa aqui no Brasil, e muitos destes exemplos são de espécies facilmente mantidas na Europa.

Só digo que os C. barbatta são as aves mais quentes e mais fogosas que vi, e lembro que muita gente ia atrás destas aves e só se interessava nos machos, as fêmeas eram esquecidas. Tente hoje arrumar uma fêmea...

Abraços, César
cesarwenceslau
cesarwenceslau
Membro

Idade : 39
Localização : São Paulo
Masculino

http://criadornovageracao.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por chanes Qua 02 Jan 2013, 8:01 pm

Olá Eduardo,


Tenho acompanhado de perto o assunto sobre o spinus silvestrin desde de meados de 2009, com muita troca de mensagens com amigos argentinos e também com um dos papas da criação de carduelis sulamericanos que é o Paco Pi, os biólogos que são especializados em ornitologia na Argentina e inclusive os que vieram de outros países para analisarem tal espécie não afirmam eles serem uma subespécie do carduelis barbata, por diversos motivos, um deles é o fator gris muito marcante nos spinus que não se tem nos barbatas, que inclusive há estes intensos, raros mas há, segundo lugar que os spinus silvestrin são endêmicos de uma única região da Argentina que há muito tempo era pouco explorada!

No inicio eu apostava que ele se tratava de uma espécie de Serinus e não de Carduelis, mas pelo comportamento, pois sempre tive estes desde 2010 em meu criadouro, acredito serem sim hoje Carduelis!

Como bem diz o César Wenceslau, há muitas modificações ocorrendo, há um estudo e uma larga discussão em um meio mais avançado da ornitologia que tenho a felicidade de participar que a Euphonia violacea é um Carduelis, sendo possivelmente uma subespécie do C.psaltria, há ornitólogos envolvidos neste estudo, e isto já ocorre há 3 anos!!!

Outro ponto, os europeus estão a milhares de distância de onde estão os spinus, assim como estão a milhares de distância dos yarrellis e há pelos menos 5 anos, criam melhor que qualquer brasileiro estes em cativeiro, as mutações nascem por lá, os melhoramentos genéticos estão nas mãos deles, os Lucherinos que são na verdade os nossos ou melhor uma salada de mistura de subespécies Carduelis magellanicus, que tem tamanho de quase um canário estão nas mãos deles, e aqui nunca ninguém conseguiu coisa igual!! Outro ponto, lá não se arriscam hibridações, eles as fazem com conhecimento do que estão fazendo e o que desejam fazer!!

Agora se quiser uma lista de pelo menos 10 criadores argentinos de primeira, que criam estes aos montes e já os hibridaram com os barbatas (que se fosse um subespécie, não daria queixo aberto e sim manteria muito mais o sangue do barbata) com magellanicus magellanica, com C.spinus e muitos outros eu posso lhe indicar!!

Porém me desculpe, o amigo que tem esta experiência toda, jamais vem aqui no fórum colocar o seu manejo ou partilhar suas experiências, a não ser quando tem fotos de filhotes, ao meu ver a idéia do fórum, da essência da ornitologia não é criadores fechados e sim partilhadores!!!

Sei que você possui literatura e livros importados assim como eu os possuo, eu já postei muita coisa a respeito deles, não são todos os que participam do fórum que terão o privilégio de terem acesso a estes, por isto acho de muita importância ser divulgador de informações no fórum para estes que não terão este acesso que eu e você temos!!!

Por isto coloque para nós de forma técnica e de entendimento o por quê tu achas que ele é uma subespécie do barbata, nos relate seus estudos, suas anotações, sua experiência para ter tanta certeza do que diz!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Eduardo Leal Qui 03 Jan 2013, 12:20 pm

Chanes,

Digamos que prefiro criar mais e falar menos !
Quanto a hibridar por hibridar fale por vc mesmo, sou Zootecnista e Engenheiro Agrônomo e não preciso que alguém leia os livros em meu lugar para entender de Genética.
Quanto tiver obtido os resultados compartilharei com os criadores de Carduelis, que tenho certeza se interessarão nos trabalhos.
Enfim, criar para preservar.

Abs,
Eduardo Leal
Eduardo Leal
Membro

Idade : 50
Localização : São Paulo
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por cicerorenejr Qui 03 Jan 2013, 12:58 pm

Acredito que criar e compartilhar as nossas experiências adquiridas na prática ou em livros só nos faz melhores criadores, além de contribuir com muita gente que lê os tópicos aqui do Nação.

O papel de quem tem mais conhecimento é disseminá-lo e contribuir com o crescimento da ornitologia.

Saber ouvir e participar de uma discussão sadia ainda é uma arte que poucos dominam.

Meus cumprimentos a todos.

Cícero Renê
cicerorenejr
cicerorenejr
Membro

Idade : 42
Localização : Piracicaba
Masculino

https://www.youtube.com.br/cicerorenejr

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Manoel José Qui 03 Jan 2013, 2:05 pm

Nação boa tarde.

Caro piracicabano Cícero, voce disse tudo!

Um abraço em todos.
Manoel José
Manoel José
Membro

Idade : 86
Localização : Atibaia
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por chanes Qui 03 Jan 2013, 2:13 pm

Olá Eduardo,



Lamentável a tua resposta!!! Já esperava isto de tua pessoa mesmo!! Agora já que é o CRIADOR, conte a todos que você só tem um macho de barbata e é do Ferrão nem teu é ou o Ferrão tá mentindo, quanto!!

A profissão que tu tens nem sempre lhe pode habilitar a dizer que saiba mais, veja por exemplo o sr João Basile, entende de genética e muito, o sr Miro criador de Yorkshires já viu sua formação e sua humildade??? O sr Fusari que sabia demais de genética, o Eduardo Mota que nada tem haver com algo relacionado a uma profissão mas que devora livros de genética seja de canários, pássaros, cavalos e cães!! Veja o sr José Carlos Pereira com 72 anos sabe muito e mesmo assim diz que aprende!!!

Acho que agora deixo para o fórum em geral julgá-lo, pelas suas respostas, já notaste que os dois antes de mim, não concordaram com você!!!

O isolamento é algo prejudicial, não se isole!! Partilhe!! Só recebe quem dá!! A regra em todos os sentido de nossa vida!

Lembre-se o que nos pertence é somente aquilo que podemos dar!!!

Se fosse para falar de profissão sou eu documentalista federal especializado em meio ambiente, produtos controlados, véículos marítimos, aeronáuticos, terrestres, agropecuário, direito autorais, previdenciário, membro e conselheiro do CONAMA. representante do RENCTAS na região nossa aqui, aprendo lendo, divulgando, visitando verdadeiros criadores, troco muito e-mails com europeus e sulamericanos, fui convidado pelo dono do site CarduelisNorte para publicar artigos, tenho artigos no fórum do Carduelisur do Paco Pi, que se for a Europa e perguntar que ele é ficará de surpreso com a grandeza do homem, tenho arquivos e arquivos de matérias vinda da Europa, vou ser agraciado pelo diretor executivo da FOB com um DVD da Europa sobre criação de carduelis, algo que não se tem no Brasil, e nem por isto fico pensando em apenas criar para depois falar!!!

O lema do fórum é amizade em primeiro lugar, a palavra amizade é forte, e demonstrar tal qualidade é uma arte!!

Achei lamentável novamente a tua posição não é a primeira vez que tu quer colocar a tua profissão como algo que venha nos rebaixar, bah.......................se fosse assim eu poderia utilizar outra coisa que sou e não falo!!!!

Por que será que todos os membros que são funcionários do Ibama se revelam para eu??? Por que será que membros que são policiais se revelam apenas para minha pessoa?? Pare e pense!!

Olha ainda há tempo de tu mudar este conceito fechado e antigo!!!

Mas deixo nas mãos dos meus amigos membros do fórum o julgamento de tuas palavras!!!

Tem pedreiro, plantador de cana e metalúrgico que vi conhecerem mais de genética que um biólogo!!!!


Bons momentos!!!
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Eduardo Leal Qui 03 Jan 2013, 3:39 pm

Chanes,

Disse que prefiro criar para depois falar porque não tenho dados plausíveis para me basear sobre achismos. Desculpe se vc se sentiu ofendido. Quem realmente me conhece sabe que sempre partilho o pouco que sei, e mais, questiono muito mais do tento ensinar, afinal estou sempre aprendendo.
Lamento aos outros participantes do forum qualquer mal entendido e coloco-me a disposição para auxiliar no que for preciso.
Não vou aqui ficar discutindo algo que não irá engrandecer em nada a criação das aves.
Afinal amizade em primeiro lugar.

Abs,

Eduardo Leal
Eduardo Leal
Eduardo Leal
Membro

Idade : 50
Localização : São Paulo
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por chanes Qui 03 Jan 2013, 7:45 pm

Olá Eduardo,


Agora sou obrigado a reverenciá-lo, pela sua bela resposta!!! Sou uma pessoa que, falo que acho correto, mas também sei falar aquilo que os outros fazem de correto!!!

Honestamente fiquei muito feliz com a sua resposta e atitude, mostrando que realmente é uma pessoa das nossas!!! Sei que és um criador que tira bons pássaros não só os carduelis com os canários de moçambique, sei que tem tratos diferenciados e pelas fotos vejo a limpeza de tuas gaiolas, ou seja é cuidadoso!!

Por isto fico satisfeito de vê-lo querer a amizade em primeiro lugar e aqui perante a todos no fórum eu lhe peço perdão se ofendi no calor de nossa discussão!! Ganhastes pontos, e isto só os grandes homens sabem fazer!! parabéns!!!!

Passo a te admirar mais agora, do que já a admiração que tinha por ti!!!

Um forte abraço e que as diferenças ideológicas nossas sejam na verdade transformadas em bons diálogos para o crescimento da ornitologia e de nós amantes de carduelis!!!

Abraços
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por rod Qui 03 Jan 2013, 9:36 pm

Parabéns pelas atitudes corretas e necessárias!!!
rod
rod
Membro

Idade : 50
Localização : S.A.MONTE
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Edward Xavier Qui 03 Jan 2013, 9:41 pm

Eu gostei dos passarinhos do Eduardo, mas não posso dar minha opinião quanto aos cruzamentos, pois não entendo nada desses passarinhos, mas achei muito bonitos!

Abraços!
Edward Xavier
Edward Xavier
Membro

Idade : 63
Localização : Americana
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por cicerorenejr Qui 03 Jan 2013, 10:05 pm

Que bom que a conversa convergiu para o lado positivo. Cumprimento ambos pelas atitudes louváveis.

Mas vamos as curiosidades: há algum site ou grupo de pesquisadores que a gente possa ter acesso a discussão sobre classificação taxonômica das espécies?
cicerorenejr
cicerorenejr
Membro

Idade : 42
Localização : Piracicaba
Masculino

https://www.youtube.com.br/cicerorenejr

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por cesarwenceslau Qui 03 Jan 2013, 10:14 pm

Cícero,

existem alguns grupos de entidades, biólogos (zoólogos), etc... Tenho amigos que são desse meio e que conversam sobre o assunto. Além disso, os trabalhos que vemos apresentados em Congressos e em publicações indicam este caminho. Um bom local de informações que é bastante interessante é o "Atualidades Ornitológicas", que antes englobava também muito sobre criadores, e hoje está mais voltado para ornitologia e conservação. Apesar de ainda existir um pequeno espaço mantido bravamente pela SOB (Sociedade Ornitológica Bandeirante) e pelo Paulo Flexa. Vale lembrar que há este clube era muito importante no cenário da ornitologia, e coincidentemente muitos dos grandes criadores que conheci (em termos de conhecimento) eram sócios da SOB.

Abraços, César
cesarwenceslau
cesarwenceslau
Membro

Idade : 39
Localização : São Paulo
Masculino

http://criadornovageracao.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por cicerorenejr Qui 03 Jan 2013, 10:22 pm

César, valeu por mais esta dica. E vamos a leitura!
cicerorenejr
cicerorenejr
Membro

Idade : 42
Localização : Piracicaba
Masculino

https://www.youtube.com.br/cicerorenejr

Ir para o topo Ir para baixo

Hibridos de Silvestrim Empty Re: Hibridos de Silvestrim

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos