UNIVERSO DOS CANÁRIOS
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O IBAMA E OS HIBRIDOS

5 participantes

Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Sex 09 Abr 2010, 10:24 pm

Bem amigos, posso falar com autoridade a respeito deste assunto que se tem fomentado tantas discussões no meio dos passarinheiros. Em primeiro lugar sou Documentalista Federal e membro e conselheiro do CONAMA (Conselha NACIONAL DO MEIO AMBIENTE) uma das areas que atuo em minha profissão é o meio ambiente, fui obrigado a estudar toda legislação ambiental e por ser criador também olhei todas as Instruções Normativas, Portarias e Decretos do IBAMA e CONAMA e posso afirmar que não há nenhuma restrição legal a tal prática. Há sim um movimento de ong's a qual há pouco tempo quis ratificar uma lista zero de passaros a serem criados em cativeiro no Brasil, inclusive canários (passáro liberado para criação, comercialização e posse sem ter necessidade de autorização do IBAMA portaria 93/1998 do IBAMA), estes são os que dizem que o pintagol é uma degeneração genética, isto ouvi de um servidor médico veterinário do IBAMA, que compactua com tal lista zero. Não há nenhum estudo cientifico sério ou publicado que comprove tal tese, visto que o hibridismo já ocorre no Brasil há muito tempo(a primeira notícia de hibridar é de 1894 do zoologo Emílio Goeldi) e na Europa há mais de cento e trinta anos. Sabemos que algums cores de canário como o fator vermelho não seriam possível sem o F1 do Carduelis cucullata x Serinus canarius, e que recentemente não teríamos chegado ao canário jaspe se espanhol que o apurou não tivesse insistido em criar com F1 de Carduelis magellanicus, ao canário lizard que independente de ser uma espécie possilvelmente silvestre se sabe que sem o Serinus pussil não há teríamos. Não podemos dizer que são pássaros sem função nenhuma, além de apenas serem bons cantadores. Tem-se uma pequena idéia mas, sem comprovação de pesquisa de que dos hibridos de C. magellanicus 15% dos machos são férteis e 5% das femêas são férteis, nos de C.cucullata este indice é maior, acreditando que quase 50% deles são férteis, nos de Serinus pucillus não se sabe a margem mas apenas nos machos de F1 ocorre de serem férteis, nos de C. xanthograsta já se fala em 80% dos F1 férteis. Isto para citar alguns casos, mas de que conheço e já estudei há 34 espécies de fringilideos que cruzam com canários, 08 embezerídeos, 06 passerinze que cruzam com canários. Há trabalhos publicados e obras a respeito do assunto, para citar uma a de GRAY(1958) que registra 55 hibirdações do canário. Em algumas situações funcionários do IBAMA falam que é proibido, mas vale-se lembrar que o MEMO 19/2009, em resumo 'proibi que qualquer funcionário do orgão emita opinião sem ser a oficial' ou seja não é permitido emitir opiniões pessoais, sem consentimento da presidencia do orgão.

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por la-pontes Sáb 10 Abr 2010, 7:08 am

Bom dias Fabio, Seja bem vindo ao Forum muito esse artigo sobre hibridação a qual eu tambem gosto muito, recentemente conversando com um senhor de 70 anos criador ele me falou que o cruzamento de tizil vs Serinus canarius é possivel vc sabe alguma coisa a respeito?
la-pontes
la-pontes
Membro

Idade : 43
Localização : Teresópolis
Masculino

http://canarillap.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Sáb 10 Abr 2010, 8:41 pm

Bem amigo, é possível sim, pois eu também ouvi tal cruzamento. Eu estive novamente lendo um artigo antigo da revista da Febraps a respeito de hibridação de passáros silvestres, aonde ensina um macete interessante para se conseguir cruzar espécies diferentes. Estou formulando como escrever e passar para os amigos, mas lhe adianto um destes macetes, para se ter suscesso em criar pintagol, muitas vezes a canária não aceita o pintassilgo e vice e versa, uns dos segredos e deixá-los mudar de pena ou se são novos já deixá-los juntos. Tenho um Carduelis chloris (verdilhão), com 1 ano e meio, na temporada passada ele não se interessou pelas canárias, somente no final da temporada ele galou uma femêa espanhola, mas por descuido meu acabou por comer os ovos, hoje ele está em uma voadeira com 4 femêas de canária. Isto ajuda muito na questão de acostumar com a espécie diferente e ter suscesso com o cruzamento. O legal é que a família dos fringilideos e a dos emberezideos (qual pertence o tziu)quase sempre cruzam e obtem hibridos.
UM abração

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Convidad Dom 11 Abr 2010, 10:48 am

Fabio,
realmente a grande maioria das pessoas que trabalham nesta área, não entendem quase nada, se baseiam em livros e comentários, não entendem que existem outros meios para se proibir a caça e venda de aves e não ficar taxando os criadores honestos, deviam aumentar a fiscalização e fornecer cursos e palestras, mas é complicado....
Abraços
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Dom 11 Abr 2010, 7:35 pm

Peruzzo, não há interesse do IBAMA em realmente de forma racional, realizar uma qualificação de criadores com curso, palestras, etc. No ano passado uma pressão realizada pela COBRAP e a FEBRAPS, que acompanhei de perto, parecia que daria certo, mas em decorrência da descoberta de um eventual máquina de fabricação de anilhas falsas num galpão da FEBRAPS, pos tudo a água abaixo, e aí amigo, eu desanimei e parei de querer saber qualquer coisa relacionada a estes assuntos. No IBAMA com relação a passariformes eu só vou para defender meus interesses, e procuro ter em meu criadouro tudo em dia em relação a passáros silvestres.

Abraços

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Convidad Dom 11 Abr 2010, 7:47 pm

Sim é complicado, o ano passado rolou até boatos que o IBAMA e a Receita Federal iriam taxar os criadores de canários, sei lá, o problema que rola muita grana aí e fica difícil coibir, não falo dos coitados que ficam na beira da estrada vendendo aves a preso de banana e sim dos grandões que levam muitas aves e outros animais para fora do país.
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty hibridos

Mensagem por GUSTAVO DIAS Seg 12 Abr 2010, 12:40 pm

B. tarde

Em relação a anilhamento dos hibridos, podemos usar anilia fob ou mandar confeccionar anilias para aniliar os mesmos, pois quando vc anilia um hibrido necessáriamente seu pai ((Ex Pintassilgo)) terá que ser aniliado, pois pela anilia da pra saber quem fez tal arte???


No aguardo


Att
GUSTAVO DIAS
GUSTAVO DIAS
Membro

Idade : 42
Localização : ITATIBA
Masculino

http://gustavodias.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Seg 12 Abr 2010, 6:57 pm

Bem, Gustavo eu anilho meus hibridos com anilhas da Capri que eu mesmo mandei confeccionar, pois não estou filiado a nenhum clube da FOB, lógico que por querer ser certo e correto, fato que admiro neste fórum onde a maioria preza por ter uma ética em seus criadores, os reprodutores machos de pintassilgos (brasileiros) são anilhados devidamente com anilhas do IBAMA. Depois em meus arquivos tenho o controle dos nascimentos aonde consta o anilho do pai, da mãe e os anilhos dos filhotes. Mas para efeito de legislação o pintagol ou qualquer hibrído não entra em nehuma exigência pelo fato de não se ter uma raça defenida e nem um nome científico.
Abraços

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Hibridação

Mensagem por Paulo Barbosa Sex 16 Abr 2010, 9:49 am

Boas

Acredito que tem gent no Ibama que tem a opinião que passarinheiro é criminoso, prende 'os coitadinhos" dos passaros, aquela mentalidade atrasada.
Só que não falam nada sobre os avanços sobre os habitats dos bichos, que determinam a extinçao das especies pertencentes aquela area...
O Ibama proibe a hibridaçao, especialmente do pintassilgo com canaria. Porque os criadores fazem isso buscando um individuo mais forte no canto.
E qual a posiçao do Ibama com as mulas? Os criadores fazem a mesma hibridaçao buscando um individuo mais forte de traçao...
Na medida do possivel, seria pertinente colocar pro Ibama questões que fazem parte de outras criaçoes e são semelhantes a dos passaros, pois parece que estão focados nos passarinheiros e os passarinheiros desconfortavelmente se defendendo de aspectos até filosóficos da criaçao.
Vamos sugerir pro Ibama ter a mesma determinaçao na fiscalizaçao da criaçao e hibridaçao de peixes, de cavalos, de cachorros, etc. Porque passarinhos só?
O Ibama é meio ambiente não? E meio ambiente é geral...
Tentar tirar o foco só da passarinhada...
abraços a todos.
Paulo Barbosa
Paulo Barbosa
Membro

Idade : 57
Localização : Paranaguá
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por la-pontes Sex 16 Abr 2010, 12:50 pm

Hoje não só o Ibama tem feito " operações" para apreender passaros em cativeiro de forma irregular, mais tambem o ministerio de "meio ambiente" de cada prefeitura tambem tem feito essas "operações" , o problema é que esses pessoas não são nem um pouco qualificadas para o tal trabalho, aqui em minha cidade vou dar um exemplo, aqui em meu bairro fizerem uma "operação" e apreenderam muitas aves silvestres em iregularidade mais sabe o que eles fizeram? colocaram as gaiolas de qualquer maneira em cima da camionete uma em cima da outra eles não tem amor nenhum pelas aves sabe isso mi deixa indignado, fora um papagaio que eles pegaram na casa de uma médica que não estava em casa e a empregada não tava com a documentação da ave não quiseram nem saber pegaram o papagaio e levaram e o mais interessante o papagaio sumiu no tajeto até o parque nacional onde eles levam as aves apreendidas, mais isso deu o maior bode a medica ficou muito brava e eu nem sei o que deu isso.
Fiscalizar sim mais com pessoas que goste do que faz, que ame as aves, agora tirar uma ave da casa de uma pessoa que dá o melhor tratamento possivel e deixa-la morrer isso é inadimissível.

mais pessoal eu deixei aqui meu desabafo.

Att

Leandro Pontes
la-pontes
la-pontes
Membro

Idade : 43
Localização : Teresópolis
Masculino

http://canarillap.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Convidad Sex 16 Abr 2010, 12:58 pm

Leandro,
este pessoal não pode simplesmente entrar na casa da pessoa e pegar os bichos, tem que haver uma denuncia e a constatação de maus tratos aos animais, pode ter certeza que este papagaio está na casa de algum fiscal que estava lá no dia.
Abraços
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Sex 16 Abr 2010, 5:35 pm

Aqui em Guarulhos a Guarda municipal, ganhou um comando somente para fiscalização ambiental!

Na 1ª semana de trabalho sairão apreendendo vários pássaros, através de "denuncias" . Chega o momento de fazerem "merda" (me desculpem pelo palavrão).
Entraram na casa de um criador legalizado pelo Ibama, apontando armas, entre elas até escopetas e metralhadora!
O criador não quis deixar eles levarem as aves e apanhou um bocado, e foi preso por resistência a apreenção!

As aves sumirão, e o advogado dele processou a prefeitura por danos morais e perda de patrimômo, no valor de 2 milhões de reais.

A ordem até o momento é para a Guarda municipal não aprender nenhuma ave sem a total certeza de se tratar de contrabando.

Agora eu deixo uma pergunta: Para que a guarda municipal tem escopetas calibre 12 e metralhadoras?
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Sex 16 Abr 2010, 7:20 pm

Fiquei sabendo deste fato, bem em primeiro lugar a Guarda Municipal 'NÃO TEM PODER DE POLICIA', sou filho de um oficial da PM e sobrinho de um ex-comandante da Policia Militar Florestal, quando abordados por qualquer um que se diz do meio ambiente para adentrar-se a sua residência há necessidade de MANDATO JUDICIAL, nem mesmo fiscais do IBAMA em fiscalização de rotina entram em criadouros sem autorização de seus proprietários, somente me caso DE FLAGRANTE DE TRÁFICO DE ANIMAIS OU POR INFORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DO ORGÃO QUE VAI AUTUAR QUE SE PODE ENTRAR DESTA FORMA, por isso basta manter a calma não abrir a porta toda e pedir o mandato se tudo tiver legalizado, tenha em mãos a lista do IBAMA com as aves que tem e mostre. Haverá muitas situações destas, porém o importante e manter-se calmo na hora.

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Convidad Sex 16 Abr 2010, 7:54 pm

Escopetas calibre 12 e metralhadoras devem ser para enfrentar algum pássaro bravo, já imaginou entrar num criadouro e uma espanhola te atacar.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Convidad Sex 16 Abr 2010, 10:20 pm

Como esta indo a situação no que diz respeito a nativos tenho ate medo apesar de eu ter meu casal de pintassilgos declarados e somente me falta a licença de criador amador pois a perdi e não consigo renovar por falta de conhecimento de um veterinario cadastrado junto ao IBAMA que possa vir aqui me vistoriar e assinar o documento para apresentar ao ibama e assim regularizar minha situação junto ao orgão....por vezes ate preferia que meu casal morresse assim guardava os aneis e devolvia no escritorio aqui em Sp. assim acabaria minha iluzão de ser um criador amador... ficando somente com o slogam de: criar para preservar


O IBAMA E OS HIBRIDOS 303460
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Sex 16 Abr 2010, 11:01 pm

Amigos, irei começar a postar aqui informações relacionadas a Instruções Normativas, Portarias e Resoluções do Ibama, para mostrar que a legislação é dúbia, mal feita, sem pesquisa entre outras, temos que nos apegar as duas leis federais do meio ambiente e ao decreto assinado pelo então presidente FHC, que assinou acordos internacionais, entre eles o de Biodiversidade, aonde o governo federal brasileiro se comprometeu perante a comunidade internacional de incentivar a criação de passáros, para diversos fins inclusive para a exploração comercial. Tá assinado, mas infelizmente ong's radicais tomaram conta do Ibama e tem atrapalhado todas as conquista do governo FHC em matéria de legislação ambiental. (Não faço apologia a partido politico ou a candidato, simplesmente estou informando um fato). Agora pergunto para construção da hidrelétrica nova no norte do país o IBAMA, autorizou licenças ambientais que pela legislação que estas ong's exigem jamais seriam autorizadas, por que elas não berraram? Enquanto num orgão de servidoria pública houver interesses partidários e ideologia radicais, é claro que sempre haverá estes imensos absurdos que vemos, ouvimos e lemos. Este assunto, me faz sentir amarrado sem poder fazer nada, e eu, pessoas que me conhecem sabem que já bati boca, mais de uma vez aqui na superitendencia de São Paulo, mas eles são ignorantes de mente fechada.

Abraços

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty olha o que achei!

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Seg 19 Abr 2010, 3:32 pm

http://www.ibama.gov.br/fauna/legislacao/port_93_98.pdf

pagina 1, artigo 2

III - Fauna Doméstica: Todos aqueles animais que através de processos tradicionais e
sistematizados de manejo e/ou melhoramento zootécnico tornaram-se domésticas,
apresentando características biológicas e comportamentais em estreita dependência do
homem, podendo apresentar fenótipo variável, diferente da espécie silvestre que os
originou.


pagina 6
ANEXO 1
LISTAGEM DE FAUNA CONSIDERADA DOMÉSTICA PARA FINS DE OPERACIONALIZAÇÃO DO IBAMA

Nome comum: Canário-do-reino ou canário-belga
Espécie: Serinus canarius
Observações: e suas mutações

Tendo visto que a hibridação entre qualquer pássaro nativo (no caso mais comum o pintassilgo) com o canário doméstico se trata de uma mutação, ao meu entender, no caso de nascerem os pintagóis, não vejo a necessidade de anilhar, pois como mesmo diz o Ibama, o canário do reino "e suas mutações" são domésticos!

Se eu estiver errado, alguém me corrija, pois foi isso que eu entendi lendo a lei!
avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Seg 19 Abr 2010, 6:12 pm

Você esta correto, acontece que quando se fala de hibrídos como já postei aqui outra vez o IBAMA tem uma opinião motivada pelas ong's radicais que o cerca. E pior funcionários emitem opinião pessoal e não oficial, contrariando o Memo 10/2010, que os proíbem. Até é interessante que se levarmos ao pé da letra qualquer mutação de qualquer espécie gerada em cativeiro e desnecessário o anilhamento, veja por exemplo o canário da terra mutação, o pintassilgo topázio, o pintassilgo diluído, entre alguns, ainda assim o IBAMA exige que tais pássaros sejam anilhados no SISPASS por se entender que são silvestres. Agora com respeito aos hibrídos o anilhamento só por capricho de criador.

Abraços

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Criadouro Pena de Prata Ter 20 Abr 2010, 2:32 pm

Ao meu intender, quanto aos silvestres, mesmo tendo mutação natural, continuam sendo silvestres. Mas quanto ao canário do reino, ele especifica "" canário doméstico e suas mutações", o que não acontece com os sivestres!
Então, toda hibridação de canário do reino, continua sendo canário do reino, e doméstico, segundo o Ibama!!! :D

avatar
Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 45
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por chanes Ter 20 Abr 2010, 5:56 pm

Não exatamente, o IBAMA sem ser oficial, considera os hibridos como o pintagol especificamente uma degeneração genética. Sempre que podem dizem que é proibido criá-lo. Mas, sem ter portaria ou instrução normativa a respeito, por que eles não tem estudos ou pesquisa para afirmar tal opinião. O que quis afirmar na outra postagem é que na concepção dada pelo IBAMA no SISFAUNA, animais domésticos tem melhoramento zootecnico, dependências do homem e ser diferente da espécie silvestre. O pintassilgo de cor topázio se acha na natureza? o tarin diluído se acha na natureza? E os silvestres criados em cativeiro já de várias gerações podem ser reentroduzidos na natureza com suscesso? Não são eles tecnicamente também animais domésticos?

Abçs.

Fábio Chanes
chanes
chanes
XERIFE

Idade : 54
Localização : São Roque SP
Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O IBAMA E OS HIBRIDOS Empty Re: O IBAMA E OS HIBRIDOS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos