UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por chanes em Ter 13 Set 2011, 9:14 pm

Olá Nação,


Neste período vejo que todos nós temos alguns problemas, sejam casais que não dão certo, mortalidade de filhotes, ovos brancos e outros que sempre nos acometem!

Sei que todos aqui procuram realizar o mais prestimoso manejo sobre seus pássaros, sejam eles canários ou outra espécies que criem, e sei também que todos aqui amam criar!

Mas as vezes eu gosto de fazer filosofia de tudo na vida e não seria diferente com a criação, vou falar aqui de um experiência pessoal e não de uma regra geral.

Eu sempre gostei de ter bons pássaros, boa qualidade, mutação, coisas diferentes e novidades como qualquer criador e amante de pássaros. Mas tem uma coisa que é real para eu e acho que de suma importância também para se ter suscesso com a criação!

No ano passado eu tinha em meu criadouro, diversas espécies de pintassilgos, tarins, magellanicus, yarrellis, carduelis carduelis, negritos e spinus silvestrins, fora casais de canários e outros exóticos, mas parecia que eu sempre estava a procura de algo melhor que aquilo que tinha em minhas mãos, acredito eu que dou um manejo acima da média a meus pássaros, porém o resultado foi pífio, ovos brancos, ovos quebrados, mortalidade de filhotes e um número irrisório de filhotes vivos, pelo número de casais que eu tinha acasalados!!

Este ano reduzi em muito meu plantel, fui muito criterioso nas compras, comprei alguma coisa errada, mas ou doei, ou troquei ou vendi, mas no geral fui muito criterioso nas escolhas, foram poucas, algumas até mesmo caras, mas fiquei satisfeito.

Para todas aquelas espécies de pintassilgos que eu tinha, fiquei reduzido a apenas duas, sendo que apenas os carduelis carduelis estão hoje aqui em reprodução.

Parei de ficar procurando novidades e me concentrei no que eu tinha, aí sim agora chegarei aonde quero mostrar aos amigos que eu acho que é de suma importância!

Ao fazer isto, mostrei-me satisfeito com o que tinha em mãos, mesmo sendo ainda um apaixonado por novidades, mutações e outros pássaros, coloquei em minha cabeça que só comprarei pintassilgos de outras espécies se o criador me vender eles com até no máximo 40 dias de idade, não me importanto se eles são machos ou fêmeas. Estando satisfeito, fico eu fechado com meu plantel, eu confio nele, eu acredito nele e para minha alegria e prazer de criar, os resultados tem sido melhor que o esperado neste inicio de criação, pois não tive nenhuma postura que não resultou em filhotes!

Acho que este bichinhos tem uma sensibilidade extrema em saber como nos sentimos também, e o fato de realmente mostrar-me satisfeito com o que tenho hoje aqui, apesar de alguns pássaros não serem o standart top, mas chegando perto, esta fazendo a diferença!

Parece filosofia, mas eu estou realmente muito feliz até o momento, e olha que já apareceu novidades de tudo que é tipo, tentadoras, dificieis de se encontrar que foi duro de resistir, porém como fiz um planejamento diferente do que qualquer outro ano, não sou de mudar aquilo que começo!

Hoje eu acredito que ao mostrar-me satisfeito com o que tenho em meu criadouro, faz sim uma diferença imensa nos resultados, o por quê?? Ainda descobrirei e com certeza contarei aos amigos!!!

Me desculpe os comentários, mas com quem eu iria comentar tal idéia??? Só com vocês da minha Nação dos Canários!!!

Um grande abraço a todos os meus amigos foristas e amantes de pássaros!!
avatar
chanes
XERIFE

Idade : 48
Localização : São Roque SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Convidad em Ter 13 Set 2011, 9:22 pm

Chanes


E como não ler um comentário, uma dica ou até mesmo uma experiência como a sua, é vivendo e aprendendo, que bom que esta indo tudo bem e isso tudo que você passou para nós é muito importante, por vezes me pego pensando dessa mesma forma, sobre ter um foco e dedicar a ele, por enquanto estou na fase aprendendo na pratica, amando tudo querendo todos, mas também me vem o gostinho de "dedicar-me" a um objetivo. Mais uma vez obrigada por compartilhar suas experiências isso nos ajuda e muito. Parabéns

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Elaudir Werner Böttcher em Ter 13 Set 2011, 9:26 pm

Ok, concordo contigo caro chanes, eu quis mudar alguns casais aqui na minha criação de canários, e assim me desfiz de alguns casais do ano passado e por não estar satisfeito com o que tinha, venho pagando a conta, mas não ou desisitir, afinal o que são 10 casais chocando pela segunda evez e ter tirado até agora 3 filhotes separados, 01 mosaico que parece que vai, outra que parecia que ia e agora com 20 dias parece que vai morrer e mais um mosaico em outro ninho que tenho batalhado para salvar e uns 30 ovos brancos. Agora tem uns 30 ovos para nascer, estou na torcida, mas como você disse acima, eles podem teimar esse ano, mas é eles que estarão aqui no próximo ano, eu quero e escolhi estas cores e raças para criar e não vou mudar. Vou aprender a lidar com eles.
Elaudir
avatar
Elaudir Werner Böttcher
Membro

Idade : 48
Localização : Bom Jesus - RS
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Juliano Guerra em Ter 13 Set 2011, 9:39 pm

Fala grande Chanes,

Tudo em ordem?
Cara esse ponto é muito importante viu, pode ter certeza que a melhor forma de conseguir resultados, em todos os aspectos, é trabalhar e selecionar aquilo que temos em mãos. É claro que sempre vamos introduzir algo novo no plantel, isso faz parte, mas a base tem que ser toda feita de prata da casa. Pelo menos é o que penso e que procuro seguir aqui.

Abraço
avatar
Juliano Guerra
Membro

Idade : 38
Localização : Palmas
Masculino

http://www.curiodonorte.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por chanes em Qui 15 Set 2011, 9:40 pm

Olá amigo Juliano,


Tu tens razão mesmo, fazer algumas pratas da casa é algo maravilhoso e recompensador. Creio que aí que se refina o verdadeiro criador!

Outro ponto que é muito importante é saber segurar a ansiedade, esta atrapalha sim, pois a ansiedade é tamanha as vezes que até mesmos os canários e outros pássaros passam a ficar ansiosos também....kkk..!!

Brincadeira, mas a ansiedade atrapalha, sim, temos que colocar na cabeça que primeiro, o pássaro tem seu tempo, alguns dão resultado logo no inicio e outros demoram mais para apresentar o que esperamos deles.

Como tu tens experiências com curiós, tu sabes bem o que vou comentar, quantos curiós pardos eram fenomenais e quando ficaram pretos não pareciam mais os mesmos?!?! E ao contrário, quantos pardinhos achavámos que não iriam dar em nada e somente com os dois anos de idade mostravam para que vieram e se tornavam em maravilhosos exemplares?!?!

Já vi criador chorar e se arrepender de ter vendido tais pardinhos!!

O mesmo ocorre com os outros pássaros, por exemplo, temos vários amigos aqui criando pintassilgos semi domésticos, alguns já tem fêmeas em postura e outros não, muitas vezes isto não significa que o que não as tem, estaria manejando ou fazendo alguma coisa de forma errada, é o tempo do pássaro que não chegou!

Daí bate a ansiedade e pronto, começa a querer mudar as coisas no meio do caminho, aí que não dá certo mesmo!!

Por isso como falei, olhar para os seu plantel e gostar dele, saber o que ele pode te dar e com paciência ir manejando e esperando os resultados, resulta na verdadeira terapia que esperamos deste hobby.

Canários bons para torneio e campeões nascem em todos os criadouros, basta estar também o criador preparado para saber identificá-los, o esperar a mais do que se pode tirar, impede este feeling do criador, de saber identificar os melhores!

O prazer de criar deve ser o primeiro objetivo, pois as outras expectativas, serão apenas conseguência disto!!!

Abraços
avatar
chanes
XERIFE

Idade : 48
Localização : São Roque SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Criadouro Dourador em Qui 15 Set 2011, 9:56 pm

Chanes, tenho pensado muito nisso também, as vezes me pego estressado e me pergunto: ISSO NÃO SERIA UM HOBBY? NÃO SERIA UMA DISTRAÇÃO?
Amigos, nem tudo é maravilha, postamos aqui as alegrias e nem sempre as decepções... A vezes penso em partir pra uma criação mais simples e mais fácil de se ter sucesso... As vezes penso em reduzir, deixar de sofrer e realmente sentir e transparecer mais alegria dentro do meu criatório...
Tenho feito algumas mudanças na minha vida durante este ano, ansiedade? um remedinho ao dormir, tenho reservado um pouco mais de tempo pra mim e pro meu hobby, cuidado um pouco mais da saúde, pois levei um pequeno susto... Mas voltando aos pássaros, tenho pensado muito em uma maneira de me satisfaze com o que tenho, e assim como disse o Chanes, eu também não posso ver nada de novo que fico doido, a ansiedade vem na garganta... e não é bem assim que as coisas são, temos que pensar se temos tempo, se temos espaço pra alguns pássaros a mais...
Bem... eu tambem estou tentando me segurar e curtir mais o que tenho.

Um abraço a todos meus amigo desta grande nação!!!!
avatar
Criadouro Dourador
Membro

Idade : 49
Localização : Itapuí
Masculino

http://www.criadourodourador.no.comunidades.net

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Convidad em Qui 15 Set 2011, 10:02 pm

CRIAR AVES É UMA TERAPIA , AS VEZES O DIA A DIA NOS ESTRESSA POR DEMAIS , SÃO PROBLEMAS PESSOAIS , FINANCEIROS , TRABALHO , FAMÍLIA , E MUITOS SE CITARMOS AQUI FICARÁ LONGA POR DEMAIS A LISTA, INFELIZMENTE A VIDA MODERNA É MEIO CAÓTICA , MAS QUANDO ENTRAMOS DENTRO DO CANARIL , TUDO MUDA , O MUNDO DESACELERA , OS PROBLEMAS SE AMENIZAM , ANTES DE TUDO CRIAR CANÁRIOS É UMA TERAPIA , HOJE EU PRECISO MAIS DOS MEUS CANÁRIOS DO QUE ELES DE MIM .....

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Decio Junior em Qui 15 Set 2011, 10:52 pm

CRIADOURO GOUVEIA escreveu:CRIAR AVES É UMA TERAPIA , AS VEZES O DIA A DIA NOS ESTRESSA POR DEMAIS , SÃO PROBLEMAS PESSOAIS , FINANCEIROS , TRABALHO , FAMÍLIA , E MUITOS SE CITARMOS AQUI FICARÁ LONGA POR DEMAIS A LISTA, INFELIZMENTE A VIDA MODERNA É MEIO CAÓTICA , MAS QUANDO ENTRAMOS DENTRO DO CANARIL , TUDO MUDA , O MUNDO DESACELERA , OS PROBLEMAS SE AMENIZAM , ANTES DE TUDO CRIAR CANÁRIOS É UMA TERAPIA , HOJE EU PRECISO MAIS DOS MEUS CANÁRIOS DO QUE ELES DE MIM .....

DOIS.....
avatar
Decio Junior
Membro

Idade : 52
Localização : SANTOS
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Victor Rafael D'ornellas em Sex 16 Set 2011, 3:56 am


Concordo com Sandro!
avatar
Victor Rafael D'ornellas
Membro

Idade : 27
Localização : Guará / SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Juliano Guerra em Sex 16 Set 2011, 8:17 am

Exatamente isso Chanes, saber esperar e conhecer nossos pássaros esses pontos são fundamentais pra quem quer fazer um trabalho de seleção.
Essa história dos pardinhos é o que mais acontece na vida, kkkkkkkk, duvido que tenha um criador de curió que não passou por isso, kkkkkkk.
Até ano passado eu tinha um sócio na criação como os amigos sabem, mas ele não tem o mesmo pensamento que eu na criação, não tem paciência de esperar, kkkkkkk, sendo assim no ano retrasado tinhamos um pardo de uma cruza muito boa, eu queria esperar até ficar preto e usar pra reprodução pelo menos em algumas fêmeas pra testar, mas toda vez que ia no criatório ele reclamava que aquele pardinho era ruim demais, que só dava meio canto, que não aguentava aquela porcaria. De tanto ouvir ele reclamar, acabei vendendo o pardo, quem adivinha o resultado? kkkkkkkkkkkkkkk
Virou pra preto cantando clássico e repetindo mais de um minuto, kkkkkkkkkkk.
Não adianta, saber esperar e conhecer nossos pássaros é o segredo pra poder selecionar de verdade.
E claro, sempre com muito prazer de criar. Hoje passo 90% do meu tempo que estou no criatório olhando para meus casais de gloster ao invés de olhar para os quase 50 curió que tenho. E estou feliz com isso.

Abração
avatar
Juliano Guerra
Membro

Idade : 38
Localização : Palmas
Masculino

http://www.curiodonorte.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Teofilo Fernandes em Sex 16 Set 2011, 9:29 am

Chanes,
Acho que tem razão,tambem passei por essa experiência, e tomei uma decisão semelhante mes passado. Efetuei um "expurgo" e estou satisfeito.
avatar
Teofilo Fernandes
Novo


Voltar ao Topo Ir em baixo

UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por GUSTAVO DIAS em Sex 16 Set 2011, 9:59 am

Chanes concordo com tigo quando citou

"olhar para os seu plantel e gostar dele, saber o que ele pode te dar e com paciência ir manejando e esperando os resultados"

Porém alguns criadores não são honestos e bate no peito e ganha muitas vezes no grito achando que sua auto realização "HOBBY" suas aves são melhores que as dos outros e muitas vezes age de má fé quanto a isso....


"Canários bons para torneio e campeões nascem em todos os criadouros, basta estar também o criador preparado para saber identificá-los, o esperar a mais do que se pode tirar, impede este feeling do criador, de saber identificar os melhores"

Saber identificar os melhores e ir trabalhando no plantél para ter uma melhoria continua e uma homogenização no plantél com aves muito boas...

Vejo que alguns criadores se engrandece em mídias sociais e na hora que vamos ver mesmo só atrapalha os plantéis dos amigos, "ajudando" na montagem dos casais sem embasamento nenhum.

E estou com a mesma visão e missão que você criar pouco e ser um criador especialista.

Diferentemente de muitos que têem por "aí" ou "aqui" que criam uma salada de fruta começa se engrandecendo e aparecendo e somem do nada e os criadores que adquiri asves destes criadores desistem rapidamente deste hobby tão fabuloso.

Sempre observo que nosso amigo LAPONTES escreve criador mau orientado é um futuro ex-criador.....

Forte Abraço e Sucesso a Todos...




chanes escreveu:

Por isso como falei, olhar para os seu plantel e gostar dele, saber o que ele pode te dar e com paciência ir manejando e esperando os resultados, resulta na verdadeira terapia que esperamos deste hobby.

Canários bons para torneio e campeões nascem em todos os criadouros, basta estar também o criador preparado para saber identificá-los, o esperar a mais do que se pode tirar, impede este feeling do criador, de saber identificar os melhores!

Abraços
avatar
GUSTAVO DIAS
Membro

Idade : 35
Localização : ITATIBA
Masculino

http://gustavodias.weebly.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por henrique dias em Sex 16 Set 2011, 11:34 am

Concordo com todos amigos !!
Mas pricipalmente com o Xerife em ter canarios bons e não muitos.
Qualidade nao quantidade !!
E concordo com Gustavo quando diz que devemos nos tornar especialistas. eu mesmo decidi criar só com fator pra nao ter aquela salada !!
E estou com o Sandro quando diz que precisa mais dos canarios do que os canarios dele !kkkkk
Quando chego do trabalho a maioria das vezes estressado, entro no meu canaril e tudo muda sinto aquela paz, e passo horas sozinho la dentro !!!
Abraços
avatar
henrique dias
Membro

Idade : 33
Localização : São Matheus - SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Criadouro Pena de Prata em Sex 16 Set 2011, 12:07 pm

Chanes, seus comentários me fez abrir os olhos.

A dois anos atrás, planejei que iria criar somente Lizards e espanholinha.

Mas não posso ver nada que já compro, e hoje tenho excessos que parando pra pensar só atrapalham meus planejamentos.

Tenho 1 casal e amarelos
2 fêmeas e 1 macho de ágata opalino vermelho mosaico.
1 macho acetinado vermelho mosaico
2 fêmeas sem anel, sendo uma verde e outra amarela nevada.

Isso tudo é excedente, e faz faltar espaço, e até tempo para me dedicar ao que realmente desejo criar!

Hora de parar e replanejar tudo!!!

Criadouro Pena de Prata
Membro

Idade : 38
Localização : Guarulhos - SP
Masculino

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=3003377

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por chanes em Sex 16 Set 2011, 10:00 pm

Olá Nação,


Legal que entenderam o que eu queria passar!!

Gustavo é bem isto mesmo, poucos e bons casais, são melhores que muitos casais médios! Esta certo que mesclar alguns tops e ter um plantel com canários médios para excelente, já é um bom plantel. Como disse, refina-se um criador quando ele começa a aprender a fazer o seu próprio plantel, é um trabalho de alguns anos, mas recompensador!

Mas tudo começa como disse e repito, estando satisfeito e feliz com o que se tem nas mãos!!

Juliano, é tu já vistes na pele, o que alguns pardinhos fazem conosco, e o mesmo acontece com os canários, muitos canários quando com um ano, ainda não mostraram para o que vieram, nem perto de um torneio poderiam passar, mas bah..........muitos destes ao completarem dois anos, meus amigos, não entendemos como ficaram tão perfeitos!!

A sensibilidade é necessária para o criador, mas para chegar nela, repito, o estar satisfeito e feliz com o plantel que tem nas mãos é muito importante!!

Sandro, não é o único graças a Deus, a ter esta maravilhosa sensação de quando estar com os canários e pássaros ao manejá-los, sente o mundo parar, tudo ficar mais calmo, parece que a maldita pressa que a humanidade tem, some. Os pássaros nos ensinam que nem sempre a ansiedade, a pressa, o imediatismo e o egoísmo tão presente no dia-dia de muitos de nós é uma regra universal de todas as criaturas viventes, somente dos humanos, por isso eles nos fazem mesmo muito bem!!

Um grande abraço a todos os meus amigos do Nação!
avatar
chanes
XERIFE

Idade : 48
Localização : São Roque SP
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Manoel Vereza em Sex 16 Set 2011, 11:52 pm

Amigos, não pude deixar de expressar o bem que me faz estar em contato, tratar,acompanhar com grande expectativa a procriação dos nossos queridos canarios, enfim ter prazer de bem cuida-los.
Ainda não estou na fase ter cor ou raça definidos; sei que não é certo na canaricultura mas já penso em canarios c/ fator.
O retorno de tudo isso é essa paz interior que sentimos na criação de passaros.

abraços

Manoel

avatar
Manoel Vereza
Membro

Idade : 66
Localização : São Paulo
Masculino

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: UM SIMPLES COMENTÁRIO A RESPEITO DA CRIAÇÃO!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum